quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Habilitação Náutica - Arrais, Mestre e Capitão Amador.

ATENÇÃO: ESTA POSTAGEM É ANTIGA E HOUVE GRANDES ALTERAÇÕES ANTES DESTE VERÃO, PRINCIPALMENTE SOBRE JET SKI.


Muita gente não sabe, mas para navegar, seja em um lago, rios ou no mar existem uma série de regras, como ocorre com o trânsito de veículos.

Entre tantas regras, existe a questão da habilitação necessária para poder navegar dentro da lei e com segurança.

Basicamente são 3 tipos de habilitações distintas, chamadas de Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador, que são tiradas em sequência.

No trânsito de automóveis, as habilitações são emitidas por tipo de veículo, já nos barcos a restrição é por local de navegação. Por exemplo, para dirigir uma carreta, primeiro é necessário estar habilitado para dirigir carros na categoria B, depois passar pela categoria C ou D, estando habilitado para dirigir caminhões ou ônibus para somente depois poder se habilitar na categoria E e poder dirigir carretas. Na habilitação amadora funciona diferente. Você faz o ARRAIS AMADOR e está habilitado para navegar em águas interiores ou abrigadas, depois faz MESTRE AMADOR e você pode navegar, se afastando da costa, até o limite de 20nm (milhas náuticas), o que equivale a 36 kilômetros. Por fim, vem a habilitação de CAPITÃO AMADOR onde não há restrição de área a ser navegada, podendo inclusive se aventurar por outros países, como fizeram Eric e Christi.

Resumindo, independente de você navegar em um jet-ski ou em uma lancha de 16 ou 36 pés, ou ainda em uma Azimut de 80 pés, é necessário estar habilitado em alguma destas categorias. Na maioria dos casos, para quem vai andar apenas de jet-ski em uma praia ou um lago, o Arrais Amador é suficiente, porém se você possui uma lancha, procure estar habilitado no mínimo como Mestre Amador, pois você não vai querer "ficar preso" a uma determinada região. Imagine estar com uma lancha de 36', como a Phantom 360 e estar limitado a navegar apenas em uma baia ou na sua praia, não podendo explorar outros locais ou se afastar um pouco da costa para uma pescaria.

Há ainda outras duas habilitações, sendo estas a de Veleiro e a de Motonauta, sendo estas para conduzir embarcação a vela sem propulsão a motor e jet-ski, ambas nos limites da navegação interior. Não vejo vantagem em se habilitar para motonauta, pois também é necessário fazer prova, logo recomendo que quem estiver se habilitando, mesmo que queira apenas pilotar um jet-ski, que já faça ARRAIS AMADOR, a habilitação tem validade de 10 anos, e quem sabe o que vai acontecer neste período? Melhor estar habilitado para quando for necessário do que ficar apavorado atras de habilitação quando precisar. Já sobre o VELEIRO, a vantagem é que a partir dos 8 anos de idade, a criança pode se habilitar, sendo necessário apenas autorização dos pais, tutor ou responsável.

Arrais Amador - Navegação interior
Mestre Amador - Navegação costeira (20 milhas náuticas)
Capitão Amador - Navegação Oceânica.

Abraço

8 comentários:

  1. Gostaria de saber algo sobre o "Prático" sei o que o profissional faz, mas gostaria de saber se há cursos para habilitar qualquer cidadão para essa função...

    Grato

    Vitor Teixeira
    vtex87@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor.
    Já li sobre o assunto, mas não sei te responder com exatidão.

    Entre neste blog http://blogmercante.com/ ali há informações, inclusive há um anúncio na primeira página a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, para passeios em escuna levando passageiros preciso ter qual habilitação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, para escuna, banana boat, entre outros que carregam passageiros comercialmente vai depender da embarcação.

      A marinha que vai poder te informar, mas adianto que será MAC, MOC ou superior.

      MAC é Marinheiro Auxiliar de Convés e é um curso de 7 dias oferecido pela marinha. Eu fiz este curso em Abril de 2011. Com este curso você pode pilotar embarcações de esporte e recreio na mesma condição de arrais amador.

      MOC é Moço de Convés e para ela você precisa de um curso de aproximadamente 3 meses, também na Marinha. Com esse curso você pode ascender na categoria, indo a MNC e CTR posteriormente.

      Por exemplo, o barco Pirata em Balneário Camboriú precisa ser MNC para despachar.

      Abraço

      Excluir
  4. olá,sou MAC TURBINADO,posso pilotar uma coral 34 full???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maycon.
      Acredito que sim.
      Se a lancha for de esporte e recreio, terá que ter arrais amador.
      Se a Coral for comercial, acredito que pode pilotar com a mac, mas seria interessante se informar na capitania mais próxima.

      abraço

      Excluir
  5. olá,sou MAC TURBINADO,posso pilotar uma coral 34 full???

    ResponderExcluir