segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carreta rodoviária - habilitação

Olá

Você que pretende andar com seu barco, jet ski, moto ou qualquer outra coisa, seja para uma viagem qualquer ou mesmo para levar o barco da rampa até sua garagem, é importante verificar algumas regras básicas para o reboque.

Antes de tudo, verifique a capacidade de tração do seu veículo, ou seja, qual o peso que ele pode tracionar. Além disso, é importante verificar a capacidade de peso suportada no reboque. Se não tiver esta informação no manual do seu carro, procure a concessionária onde você o adquiriu, ou o SAC do fabricante.

Partindo agora para a parte legal da coisa, com a habilitação B ou você pode conduzir veículos com peso bruto total (PBT) até 3500 kilos.

Se você possui por exemplo um Vectra GT, que de acordo com o site da Chevrolet possui peso de 1325kg e carga útil de 480kg, você pode transportar uma carreta que tenha peso bruto total de até 1695kg (3500 - 1325 - 480). Apenas preste atenção, se a carretinha tiver capacidade para 2000kg e mesmo que você transporte apenas um jet ski de 300kg, você estará ilegal, pois o peso total passou do permitido para a categoria B.

Para quem possui habilitação C a situação já muda de figura, pois poderá tracionar reboques até 6000 kilos, independente do peso do veículo que vai rebocar.

Por exemplo, se você é o feliz proprietário de uma Dodge Ram 2009 que pesa pouco acima de 4 toneladas com habilitação C (que é obrigatória neste caso), você poderá rebocar uma carretinha com capacidade de 6000kg.

Bom, talvez tenha sido um pouco confusa, então se ficarem com dúvidas perguntem que respondo.

abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário