quarta-feira, 13 de abril de 2011

CFAQ-E - Curso para Aquaviários modulo especial - MAC - Marinheiro de Convés

Bom, pra quem não tem condições de ter um barco, o jeito é trabalhar em um.

Para quem não sabe, a Marinha do Brasil oferece alguns cursos anualmente de forma totalmente gratuita para quem quer trabalhar na marinha mercante, barcos de pesca, plataformas de petróleo, rebocadores, banana-boat, escunas, etc. São os cursos CFAQ - Curso de Formação de Aquaviários.

Estes cursos são divididos em alguns grupos, sendo o básico o CFAQ - E - módulo especial.

No CFAQ-E, o aluno escolhe entre algumas categorias, sendo elas:
Marítimos:
MAC - Marinheiro Auxiliar de Convés;
MAM - Marinheiro Auxiliar de Máquinas.

Fluviários:
MAF - Marinheiro Auxiliar Fluvial;
MMA - Marinheiro Auxiliar Fluvial de Máquinas.

Pescadores:
POP - Pescador Profissional;
MOP - Motorista de Pesca;
APP - Aprendiz de Pesca;
APM - Aprendiz de Motorista de Pesca.

Vale lembrar que quem faz estes cursos não consegue progredir na carreira, por exemplo, passar de MAC para MOC (Moço de Convés) ou ainda Marinheiro de Convés. Para ascensão será necessário fazer o CFAQ-II-III para Marítimos ou Pescadores.

No meu caso, fiz o CFAQ-E e escolhi a categoria Marinheiro Auxiliar de Convés.

Pelo que vi, há algumas opções de trabalho para quem possui esta certificação, porém não são muito atrativas financeiramente como as vagas offshore em rebocadores para quem é Moço de Convés, mas é um início.

Fiz o curso na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí - SC. O Curso teve seu início na terça feira da semana passada e terminou hoje, quarta feira, concluindo 7 dias de curso no turno matutino.

Quem ministrou as aulas foi o Capitão Valdecir, que com técnica, paciência e descontração fez o possível e o impossível para ensinar a turma a concluir o curso.

Durante o curso foi apresentado noções de Marinharia, Primeiros Socorros, Sobrevivência, Manobra, Navegação, Estabilidade, Combate a Incêndio, Operação de Motores Diesel e Poluição do Meio Ambiente.

Como a pouco tempo fiz minha habilitação de Arrais Amador, havia estudado um pouco sobre os assuntos acima, porém tudo muito básico por uma apostila simples, então foi bastante interessante aprender o assunto em sala de aula com quem realmente sabe o que está ensinando.

Ao final do curso é feito uma prova de conhecimentos e em nossa turma nenhum aluno foi reprovado.

Quem está desempregado e procura uma oportunidade de trabalho, recomendo o curso, pois em apenas uma semana você está "habilitado" (legalmente falando) para trabalhar na pesca ou em pequenos barcos de passeio / turismo. Para quem mora no litoral ou em locais de lagos e represas é uma mão na roda, ou melhor, no timão.

Entre em contato com a Capitania dos Portos ou Delegacia da Capitania mais proxima de sua residência para saber quando haverá novos cursos.

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário