terça-feira, 28 de junho de 2011

Mini tutorial GPICSYNC - usando seu Garmin Nuvi para geo-referenciar fotos!

Acredito que quase todos que usam internet já deram uma passada pelo Google Earth, Google Maps, Panoramio, Flickr, entre outros sites com fotos.

Nestes sites é possível ver fotos de vários lugares, geralmente sobrepostas no mapa onde foram tiradas.

Geralmente quando tenho um tempo livre, sem nada pra fazer, dou uma passeada em alguns lugares interessantes.

Comecei a usar o Flickr em 2007 quando viajei pra Nova Iorque, na época para mostrar as fotos para minha família e amigos que estavam no Brasil. Nesta época também, nunca tinha ouvido falar em geotag, geotaggin ou ainda geo-referenciamento em português. Depois passei a usar o Panoramio (http://www.panoramio.com/user/266748) mapeando as fotos de forma manual, ou seja, fazendo o upload e selecionando no mapa o lugar onde foi tirada. Obviamente desta forma a foto não fica posicionada de maneira exata, mas o mais próximo possível de acordo com a lembrança do local. Em lugares conhecidos e familiares, como a sua cidade, essa função é extremamente fácil, mas em lugares desconhecidos ou que vamos frequentamos poucas vezes pode se tornar bastante complicado encontrar o local exato onde você tirou determinada foto.

Para quem não sabe o geotag ou geo-referenciamento é uma forma de colocar as informações de latitude e longitude (e altitude em alguns casos) no arquivo exif da foto de forma que esta possa ser visualizada em um mapa no local onde foi tirada. Isso facilita bastante na hora de rever as fotos de uma viagem, passeio ou até mesmo para o trabalho.

Depois que conheci o geotag através do próprio panorâmio que sempre sorteia aparelhos de gps específicos para fazer geotag, comecei a pesquisar sobre o assunto e me interessar cada vez mais.

Em 2008 comprei meu primeiro navegador gps, um Nuvi 760 da Garmin. É um gps comum para usar no carro mas depois de algum tempo acabei descobrindo que poderia usá-lo para geo-referenciar minhas fotos, então passei a pesquisar sobre como fazer isso funcionar.

Descobri então o programa GPICSYNC que acredito ser um projeto da GOOGLE.

Bom, meu gps, o Nuiv 760, grava em sua memória um log (Current.gpx) dos locais por onde passei. Grava os horários, com intervalos de alguns segundos, latitude, longitude e altitude. Este arquivo que é a peça chave para fazer o geo-referenciamento através do Gpicsync.

Vale lembrar que para funcionar corretamente é necessário configurar o horário de sua máquina fotográfica com o horário UTC (Universal Time Coordinated). No meu caso, como moro no Brasil, horário de Brasília, que possui o horário UTC em -3 horas fiz da seguinte forma: Exemplo, horário local 18 horas, vai colocar o horário de sua máquina como 21 horas. Desta forma, independente de onde você estiver viajando, sua câmera vai estar com o horário configurado com o do GPS. Outra forma e deixar a camera no horário local e fazer este procedimento no próprio GPICSYNC no menu OPTIONS e depois em "Local time correction".

IMPORTANTE - certifique-se de que os minutos mostrados no gps batem com o de sua câmera. Se houver diferença de apenas alguns minutos já poderá estragar seu log.

GPS e máquina fotográfica configurados, é hora de ir pra rua fotografar. Enquanto estiver fotografando deixe seu gps ligado no bolso para que ele possa gravar os dados de onde você estiver.

Agora que você já tem as fotos e os dados do gps faça o seguinte:

1 - Copie as fotos da máquina para uma pasta em seu computador;
(eu uso, por opção a pasta GPS dentro da pasta imagens - C:\Users\Usuário\Pictures\GPS)

2 - Copie o arquivo Current.gpx que está no gps para a mesma pasta que você copiou as fotos. No meu gps este arquivo fica na pasta X:\Garmin\GPX\Current.gpx;

3 - Abra o gpicsync;

4 - No botão Pictures folder selecione a pasta que você copiou as fotos;

5 - No botão GPS file selecione a pasta que você copiou o arquivo current.gpx;

6 - Considerando que tudo foi feito corretamente até aqui, clique em Synchronise ! e aguarde.

Você verá uma listagem das fotos que estão sendo analisadas e geo-referenciadas de acordo com seu log:


Nesta listagem vai mostrar também as fotos que não bateram com o log e apresentaram algum erro, por exemplo, as que estavam com mais de 300 segundos de diferença entre o horário do gps e o horário da câmera fotográfica.

(você pode selecionar uma margem de tolerância acima de 300 segundos, porém vai prejudicar a confiabilidade do geo-referenciamento de suas fotos).

Ao final o programa vai mostrar a opção de visualizar estas fotos no google earth. O Gpicsync também irá gravar uma pasta com as fotos originais para caso haja algum problema ou você simplesmente queira ter as originais por qualquer motivo.

Depois disto você pode usar estas fotos da forma que você achar melhor. Eu gosto de fazer upload no Panorâmio, que serão analisadas e se aprovadas mostradas no Google Earth.

Espero ter sido claro, caso tenham dúvida, favor postar nos comentários.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário