quinta-feira, 21 de julho de 2011

Garantia Extendida Dell

Comprei um notebook Dell modelo 15R em agosto do ano passado e realmente a máquina é excelente.

Neste 1 ano que estou com a máquina tive dois problemas mais graves com ela.

As duas vezes o problema foi o mesmo, queima do hd.

Na primeira vez, com aproximadamente 6 meses de uso, levei uns 10 dias para resolver a situação, pois minha garantia era americana e precisei fazer a transferência para o Brasil. Nada grave, tudo ocorreu muito simples e a Dell me prestou completo suporte.

Após a transferência da garantia Dell para o Brasil, solicitei a presença de um tecnico e em 2 ou 3 dias a peça foi trocada na minha residência.

Já havia ouvido falar muito bem da garantida Dell e fiquei impressionado com sua eficácia quando precisei usá-la.

3 meses depois novamente ocorreu o mesmo problema, hd queimado, solicitei a presença de um tecnico e em 2 dias estava com meu pc funcionando novamente com um novo disco rígido.

Tirando os inconvenientes da perda de arquivos e 2 ou 3 dias sem o notebook, tudo ocorreu muito bem. Depois da primeira queima, me previni e comprei um hd externo para fazer backups constantes e não perder mais meus arquivos.

Obviamente, ficou em aberto a seguinte questão, o que fez meu HD queimar, por duas vezes praticamente seguidas? Uso meu notebook como um desktop, apenas em minha residência. Nas poucas vezes que ele "saiu para passear", que não foram mais do que 10 ou 12 vezes, sempre estava desligado e em uma mochila para notebook. No uso em casa, fica em um home office, ligado em nobreak com aterramento. Até hoje não entendi o que houve com meu equipamento.

Voltando a falar da garantida Dell, como está expirando agora em agosto me enviaram uma correspondência oferecendo a extensão da garantia por até 3 anos. Como sempre fui muito bem atendido quando precisei da garantia, liguei para verificar as condições, preços e prazos.

Fui atendido em menos de 1 minuto hoje pela manha no 0800 e tomei um grande susto ao ouvir a proposta.

Apenas para comparação, paguei por meu computador algo próximo de 600 dolares, o que hoje equivale a R$ 1020,00.

A proposta foi a seguinte:
Extensão da garantia Dell por 1 ano:  10 x R$   46,90
Extensão da garantia Dell por 2 anos: 10 x R$   75,90
Extensão da garantia Dell por 3 anos: 10 x R$ 113,00

Para extender a garantia em 1 ano, "vou" (iria se fosse um preço atraente) pagar praticamente 50% do que valia meu computador quando era novo.

A garantia para 3 anos sai mais caro do que o valor de um novo.

Penso que os valores de garantia extendida não devem passar de 20, 25 ou no máximo 30% do valor do produto para o período de 3 anos, quando passa disso, ou a empresa quer ganhar mais com garantia do que com a venda do produto em si ou então não confia no produto que ela mesma fabrica!

Vamos tomar por exemplo a Apple:
Um Macbook pro 13 polegadas custa 1,199 dolares (estou comparando preços americanos, pois meu pc foi comprado nos Estados Unidos). Sua garantia extendida (AppleCare Protection Plan) custa 249 dolares para 3 anos de serviço, ou seja, pouco mais de 20% do valor do produto.

Em meu caso, vou arriscar ficar sem garantia. Caso volte a ter problemas com o HD, o mesmo custa entre 100 e 150 reais e posso eu mesmo efetuar a troca. Se houver algum problema mais grave, o que espero que não ocorra, ai é o caso de botar na balança se compensa o conserto ou vale mais comprar um novo.

Abraço.

8 comentários:

  1. Me diz uma coisa, qual o modelo do seu notebook americano da dell, pois comprei um tb em 2010, e estou tentando realizar a compra da garantia estendida e não estão conseguindo. O meu é um m5010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é um 15r 5010.
      Foi comprado no site da Dell USA mesmo.

      Você chegou a transferir a garantia pro Brasil ou ainda mora nos States?

      Eu transferi a minha pra cá quando precisei usar a garantia após a queima do HD (aconteceu duas vezes).

      No meu caso a própria Dell entrou em contato comigo oferecendo a garantia, que eu recusei devido ao valor absurdo que queriam cobrar.

      abraço

      Excluir
    2. William, eu ja transferi para o Brasil a pedido da dell br para que pudessem me vender a garantia, tb tinha a possibilidade de comprar nos USA, pois bem, transferi e agora a dell me diz que na pode me vender pq este equipamento nao eh pprduzido no brasil, agora fiquei sem poder comprar a garantia nos USA e no Brasil.

      Voce ainda tem a cópia dessa proposta?

      Excluir
    3. Não tenho mais a proposta Ricardo.
      Você pesou bem os prós e contras da garantia extendida?
      O meu note é 2010, o valor de mercado dele hoje é praticamente o que cobram pela garantia.

      Certamente é uma tranquilidade a mais, mas não sei se compensa, ainda mais pra quem compra eletrônicos fora do Brasil onde os preços são bem mais atraentes.

      Abraço

      Excluir
    4. o meu problema é que a placa mãe dele deu defeito, e eles acabaram de me informar que não tem peças d meu equipamento pra me vender a garantia estendida, meu notebook nem liga, apresenta 7 bips, de erro de placa mãe e eu não posso simplesmente jogar o notebook fora.
      Estou entrando na justiça contra a dell.

      Obrigado pela atenção.

      Excluir
    5. cara, tive uns problemas com um iphone 3gs...
      uma assistência tecnica (genérica, não apple) condenou meu aparelho.
      Pesquisei em alguns sites, blogs, etc e consegui comprar as peças certas no ebay.
      Troquei um transistor e o lcd e voltou a funcionar. Gastei menos de 100 reais.

      Claro que note é mais complexo, mas não custa dar uma olhada e ver se acha a placa no mercado.

      abraço

      Excluir
  2. Willian o código de defesa do consumidor te protege, pois na segunda vez que ocorreu o mesmo problema vc ja teria a um equipamento novo ou seu dinheiro de volta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na época foram bem prestativos e fizeram o serviço muito bem, então achei por bem deixar assim mesmo, mas vaaleu a dica.

      Em tempo, tive problemas posterior a garantia Dell com a webcam, pelo que vi, várias pessoas na mesma situação com a webcam não funcionando.

      abraço

      Excluir