quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mas então, o que é o CFAQ?

Muita gente ouve falar sobre cfaq, curso da marinha, cefaq, cefaqui, moc, mom, mac, moço de maquinas, conves, marinheiro, auxiliar de marinheiro e fica com dúvidas sobre o que são tantos nomes.

Vou tentar explicar.

CFAQ (não é cefaqui nem cefaq, é CFAQ) é o Curso de Formação de Aquaviários, ministrado pela Marinha do Brasil.

Um dos locais onde se ministra este curso é a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, também chamada de Delitajai.

O CFAQ divide-se basicamente em 3 cursos distintos, o CFAQ-E, CFAQ-P e o mais procurado que é o CFAQ-M. O primeiro, também chamado de "módulo especial", "possibilita o ingresso na Marinha Mercante e destina-se a formar tripulantes para embarcações de pequeno porte", de acordo com o próprio site da delegacia. Ai incluem-se barcos de banana-boat por exemplo. O segundo forma profissionais para a Pesca (CFAQ-P) e o terceiro para o grupo dos marítimos.

Hoje, dia 15/09, teve início mais uma turma deste curso, o CFAQ-M, na DELITAJAÍ, estando à frente do curso excelentes pessoas, como o Capitão Valdecir e o Comandante Eduardo e o Tenente Afonso.

O que se aprende durante o curso cfaq?

O curso é dividido em várias matérias, como arte do marinheiro, ou marinharia, meio ambiente, combate a incendio, curso de primeiros socorros, sobrevivência no meio aquaviário, controle de avarias, entre outras que postarei em outro momento.

Algumas matérias, acredito que sejam comuns aos outros cursos, como por exemplo marinharia, onde já cursei durante o CFAQ-E, quando fui habilitado como MAC.

O curso é composto de 455 horas/aula, totalizando 65 dias de curso (dias efetivos, no total são 3 meses).

Hoje, por exemplo, tivemos a primeira aula de marinharia e meio ambiente.

Em marinharia, o nobre instrutor Firmino, ensina por exemplo sobre nomenclatura das embarcações (proa, popa, bordos, costado, calado, etc), manobras da embarcação como fundear e suspender, acessórios de convés, luzes e marcas e navegação.

Já em meio ambiente o assunto é mais voltado ao ambiente marítimo, que é o meio onde o futuro moc ou mom irá exercer sua profissão como marítimo. Ali é ensinado sobre bacias hidrográficas e fluviais, aulas sobre nosso litoral, meteorologia, a biodiversidade, prevenção e poluição e os aspectos econômicos do meio aquaviário. Esta matéria é ensinada pelo professor Agostinho, com vasta experiência na questão de meio ambiente e também na pesca.

Tão logo quanto possível, posto mais informações para você que, assim como eu, sempre procurou informações mais detalhadas sobre o CFAQ e a profissão de aquaviário.

Não deixe de visitar o http://www.blogmercante.com/, onde sempre consegui excelentes informações sobre esta área.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário