sábado, 15 de outubro de 2011

CFAQ II M - ECIN - ESPECIAL COMBATE A INCENDIO

Uma das matérias do CFAQ II M  é o ECIN, que é a aula de combate a incêndio, sendo aulas teóricas e uma aula prática.

Quem nos deu o curso foi o instrutor Suboficial Noé. Vindo da marinha de guerra com muitos anos de mar e bastante experiente, inclusive com anos de embarque em submarinos.

Tenho certeza que todas as pessoas tem um certo fascínio pelo fogo, algumas quando crianças e outras permanecem mesmo já adultas. Eu sou um dos que mesmo adulto ainda admira esta obra da natureza (não, não sou incendiário, apenas admiro).

Desde o início do curso o ECIN foi uma das matérias mais esperadas por mim, justamente pela aula prática que é feita na base da Transpetro em São Francisco do Sul.


Sempre tive interesse em participar de aulas de combate a incêndio, até um tempo atras teve uma em minha empresa durante a semana da SIPAT, mas nao tive a oportunidade de participar. A grande diferença é que enquanto no mini curso (duas ou três horas durante uma tarde) trabalhava-se apenas com extintores de incêndio, um pequeno latão pegando fogo e um botijão de gás, no ECIN trabalha-se com fogo de verdade, e que fogo...



Durante o combate ao fogo, que neste local de treinamento é obtido através da combustão de água e óleo, utilizamos duas linhas de mangueira de 1.1/2" no combate direto e uma linha de segurança para resfriar os combatentes.

Esta matéria foi extremamente importante, pois o aprendizado serve não apenas para o trabalho no mar, mas para o dia a dia de todos, já que estamos sempre sujeitos a incidentes deste tipo.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário