quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Habilitação Náutica - Arrais, Mestre e Capitão Amador.

ATENÇÃO: ESTA POSTAGEM É ANTIGA E HOUVE GRANDES ALTERAÇÕES ANTES DESTE VERÃO, PRINCIPALMENTE SOBRE JET SKI.


Muita gente não sabe, mas para navegar, seja em um lago, rios ou no mar existem uma série de regras, como ocorre com o trânsito de veículos.

Entre tantas regras, existe a questão da habilitação necessária para poder navegar dentro da lei e com segurança.

Basicamente são 3 tipos de habilitações distintas, chamadas de Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador, que são tiradas em sequência.

No trânsito de automóveis, as habilitações são emitidas por tipo de veículo, já nos barcos a restrição é por local de navegação. Por exemplo, para dirigir uma carreta, primeiro é necessário estar habilitado para dirigir carros na categoria B, depois passar pela categoria C ou D, estando habilitado para dirigir caminhões ou ônibus para somente depois poder se habilitar na categoria E e poder dirigir carretas. Na habilitação amadora funciona diferente. Você faz o ARRAIS AMADOR e está habilitado para navegar em águas interiores ou abrigadas, depois faz MESTRE AMADOR e você pode navegar, se afastando da costa, até o limite de 20nm (milhas náuticas), o que equivale a 36 kilômetros. Por fim, vem a habilitação de CAPITÃO AMADOR onde não há restrição de área a ser navegada, podendo inclusive se aventurar por outros países, como fizeram Eric e Christi.

Resumindo, independente de você navegar em um jet-ski ou em uma lancha de 16 ou 36 pés, ou ainda em uma Azimut de 80 pés, é necessário estar habilitado em alguma destas categorias. Na maioria dos casos, para quem vai andar apenas de jet-ski em uma praia ou um lago, o Arrais Amador é suficiente, porém se você possui uma lancha, procure estar habilitado no mínimo como Mestre Amador, pois você não vai querer "ficar preso" a uma determinada região. Imagine estar com uma lancha de 36', como a Phantom 360 e estar limitado a navegar apenas em uma baia ou na sua praia, não podendo explorar outros locais ou se afastar um pouco da costa para uma pescaria.

Há ainda outras duas habilitações, sendo estas a de Veleiro e a de Motonauta, sendo estas para conduzir embarcação a vela sem propulsão a motor e jet-ski, ambas nos limites da navegação interior. Não vejo vantagem em se habilitar para motonauta, pois também é necessário fazer prova, logo recomendo que quem estiver se habilitando, mesmo que queira apenas pilotar um jet-ski, que já faça ARRAIS AMADOR, a habilitação tem validade de 10 anos, e quem sabe o que vai acontecer neste período? Melhor estar habilitado para quando for necessário do que ficar apavorado atras de habilitação quando precisar. Já sobre o VELEIRO, a vantagem é que a partir dos 8 anos de idade, a criança pode se habilitar, sendo necessário apenas autorização dos pais, tutor ou responsável.

Arrais Amador - Navegação interior
Mestre Amador - Navegação costeira (20 milhas náuticas)
Capitão Amador - Navegação Oceânica.

Abraço

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Em seguida: Habilitação - Arrais Amador

Na proxima postagem vou abordar sobre a habilitação necessária para você andar tranquilo em seu barco.
São 3 habilitações distintas, sendo elas Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador.
A diferença entre elas e o que é necessário para conseguir estas habilitações passo no próximo post.

Abraço

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O começo de tudo...

Olá,

Desde pequeno sempre fui apaixonado por barcos.
Lembro que quando tinha entre 5 e 7 anos um patrão do meu pai possuia um barco de seus 25 a 30 pés com motor estacionário e sempre saíamos para passear na região de Penha, Piçarras e Barra Velha em Santa Catarina. Infelizmente depois de uma ressaca grande que houve no local onde o barco ficava amarrado, o mesmo foi destruído e os passeios acabaram.

De lá pra cá, 20 anos se passaram e tirando poucas voltas em embarcações de conhecidos e escunas, não tive qualquer contato com o mundo náutico além de admirar a distância, ler blogs e revistas do gênero.

Moro em Itajaí - SC, ao lado de Balneário Camboriú, e por aqui está acontecendo bastante coisa para agitar esse meio nos próximos meses / anos. Primeiro já está em operação a fábrica da Azimut Yachts aqui em Itajaí, sendo ainda de forma precária, mas com a previsão de uma grande fábrica para entrar em operação já nos proximos meses de forma definitiva. Também está em fase de projeto e autorizações a construção de uma grande marina, que receberá os barcos da Volvo Ocean Race, que farão uma escala em nossa cidade em abril de 2012. Falando em Balneário Camboriú, esta já possui um grande mercado náutico com marinas de qualidade e uma enorme variedade de barcos navegando por ali, incluindo um MCP de 92 pés, a bela Stella Maris.

Então, ao invés de apenas acompanhar esse mercado, lendo e relendo matérias sobre esse universo tão belo, decidi participar mais ativamente, escrevendo sobre o mesmo, colaborando com meu ponto de vista e sendo mais uma fonte para você que, assim como eu, também é apaixonado por barcos.

Espero que gostem e participem.

Abraço

Willian