quinta-feira, 21 de junho de 2012

Carteira Motonauta

Infelizmente arrumaram mais uma coisa pra complicar a vida do povo.

De antemão quero dizer que o que aqui escrevo trata-se apenas de minha opinião, não sou dono da verdade e respeito quaisquer pessoas que de mim discordem!

Segue nota pubicada em jornal hoje ( http://www.diarinho.com.br/materias.cfm?caderno=25&materia=47775 )

Marinha anuncia mudanças pra andar de jet ski

21/06/2012 - 17:00
Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra
A alegria da galera que anda de jet ski sem se preocupar em ter habilitação pra isso vai acabar no dia 2 de julho. A partir desta data, a Marinha do Brasil vai exigir uma nova habilitação pra pilotar este tipo de embarcação: a motonauta. Pra conseguir o papéli, o pessoal terá que fazer uma prova teórica e comprovar quatro horas práticas em uma entidade náutica credenciada. “Todo mundo que utilizar o jet ski pra lazer, terá que ter a habilitação motonauta”, informa o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Fernando Anselmo Sampaio Mattos.



A carteira para mononauta que passa a ser exigida para pilotar jet ski nada adiantará.

A maioria dos acidentes com este tipo de veículo ocorre por quem não possui qualquer tipo de habilitação, ou seja, só vai prejudicar quem quer o prazer de andar com o jet na boa, em um português claro, o bom pagando pelo mau!

Outra coisa, é inconcebível querer que alguém com habilitação para lanchas e iates tenha que ter uma habilitação para um veículo menor, seria o mesmo que pedir a um motorista de carretas que faça um novo curso para andar de veículo de passeio.

Alguns dias atras estava navegando em alguns sites de lanchas / jet skis na Flórida e encontrei uma loja de locação de lanchas e jets em Miami. Não me recordo o nome da empresa e se encontrar posto aqui em outra oportunidade, mas deixava claro que de acordo com as leis locais a locação dos "veículos" (de jet's a lanchas de 22') não necessitava de habilitação especial, servindo uma carteira de motorista.

Andei muito de jet ski nos meus 13 e 14 anos e nunca tive nenhum incidente ou acidente, pois sempre andava com prudência, e prudência não se aprende em auto-escola, não se adquire com um certificado de competência ou mesmo por ter habilitação, seja ela qual categoria for!

Lembro de um acidente com um caminhão (não, não tem relação com barcos ou semelhantes) que regava os jardins durante a madrugada em minha cidade, onde um motoqueiro que andava em alta velocidade não viu o caminhão parado na via, mesmo com luzes e alerta ligado, albarro-ou o caminhão e infelizmente acabou morrendo. Durante a investigação foi descoberto que tal veículo, no caso o caminhão, estava com os documentos atrasados, situação que as autoridades e a imprensa deram a entender que foi a causa do acidente. Pergunto eu, se o documento do caminhão estivesse em dia tal acidente não teria ocorrido?

Outra coisa que acontece, a MB, não digo que por má vontade, mas acredito que por falta de recursos dos Governo, já não consegue fiscalizar o litoral, as lanchas e seus condutores, que muitas vezes pilotam embriagados, vão passar a fiscalizar os jet's com mais dureza? Só a próxima temporada nos dirá isso.

Acredito que tal lei e sua eficácia não vá chegar nem perto da Lei Seca aqui no sul, onde tudo se faz no trânsito e infelizmente nada acontece com estes!

Em resumo, vamos continuar a ver acidentes acontecendo, não por falta de habilitação, mas por pura falta de prudência e fiscalização!

Abraço de sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário