sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como fazer: como colocar forro de PVC - eliminando cupim

Depois de alguns meses sem conseguir escrever aqui, volto com o post sobre como instalar forro de PVC.

Procurei por algum tempo em minha cidade instaladores, mas como é uma área pequena (menos de 6m²) todos cobravam valores absurdos pelo serviço, então decidi fazer com a ajuda de meu cunhado (na verdade ele fez a maior parte e eu que o ajudei).

Comecei retirando todo o forro de cedrinho, que estava em boas condições após pouco mais de 10 anos no local. O problema real do cupim estava na madeira utilizada para suporte do forro que foi feita com sobras de tábuas de caixaria que estavam tomadas por cupim. Só em pegar alguns sarrafos eles já quebravam ao meio, então retirar tudo não deu muito trabalho.

Como moro em apartamento num condomínio, tomamos bastante cuidado com a retirada do material  organizando as sobras de madeiras em feixes para não causar bagunça no elevador, então tudo ocorreu bem.

Para manter a estética do prédio, optei por forro pigmentado imitando a madeira da marca Plasbil (http://www.plasbil.com.br/produtos/forros-pvc/31/forro-pvc-200-gemini-liso-7mm).

O pigmentado é excelente, apesar de custar de 4 a 5 vezes mais que o modelo branco, acredito que vale o investimento, principalmente em uma área pequena como a minha. O padrão da construção das varandas foi com forro em madeira colocados em 45º, porém em alguns apartamentos colocaram branco em linha reta o que acaba destoando bastante e deixando com "aspecto de banheiro".


A INSTALAÇÃO

Vi em um vídeo (não lembro o link) uma pessoa colocando o forro com estrutura em alumínio e resolvi tentar. Na estrutura de madeira havia várias travessas para sustentar as lâminas do forro e outras tantas para sustentar a própria estrutura, além de madeiras em todo o perímetro para sustentar os acabamentos. Com a estrutura em alumínio resolvemos a situação com 3 travessas apenas, mas tenho certeza que resolveria com 2.

O primeiro passo foi instalar os acabamentos diretamente na alvenaria com buchas e parafusos. Desta forma eliminamos a necessidade de passar uma estrutura sobre o forro em volta de toda a varanda.



Detalhe parafusando o acabamento direto na parede.

Acabamento quase finalizado.

Com o acabamento pronto começamos a preparar as travessas de alumínio. Compramos 6 barras de 3 metros para fazer as duas varandas.

Fizemos da seguinte forma, medimos o espaço que a travessa seria colocada e cortamos a barra com 10 cm a mais, para poder fazer uma abertura posterior de 5 cm em cada extremidade. Essa aba que será aberta que servirá de suporte.


Detalhe travessa já parafusada.

Foto já com as três travessas colocadas.

Em seguida fizemos um ponto de ancoragem em cada travessa para evitar que o alumínio arcasse com o peso.
Ancoragem na laje

Feito a estrutura é só começar a medir as lâminas do forro e ir cortando em 45º com a ajuda de um esquadro.

Depois de medir e calcular o primeiro pedaço é só ir seguindo com o restante que vai encaixando fácil.


Ao invés de usar pregos como nas estruturas de madeira, prendemos cada lâmina com arame.

Fazer dois furos com a ajuda de parafusadeira ajuda a passar o arame sem danificar a lâmina


Prestar bastante atenção ao cortar as lâminas, pois conforme o desenho da parede, curvas, esquadro, etc, terá que fazer cortes diferenciados.


O forro sempre é colocado começando com o lado "macho" no acabamento, então para saber o tamanho da próxima lâmina basta medir a distância do lado "fêmea" e saber que tipo de corte será feito no esquadro. É importante deixar uma folga de pelo menos 0,5 cm para poder fazer o encaixe correto e eventual dilatação.

O forro pode ser cortado com estilete, cuidando pra não deixar farpas.

Detalhe por cima do forro já quase pronto.

Serviço completo!

Acabamento final, bonito e livre de cupim!

Alguns pontos que gostaria de comentar:

* Como possui uma churrasqueira e colocamos o forro em 45º, compramos com uma boa margem de segurança, pois perde-se muito material a cada corte.
* Os cortes podem ser feitos com estilete, mas fica muito mais fácil, rápido e liso com uma serra circular.
* As travessas (seja de alumínio ou madeira) devem ser colocadas conforme orientação do fabricante, para evitar que formem bolsões, principalmente em áreas grandes.
* Para encaixar o último pedaço (da foto acima), corte a peça com um tamanho menor, faça o encaixe no lado fêmea e depois empurre de volta para encaixar o macho.

Dúvidas ou comentários, favor postar abaixo.

Abraço

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. EU preferi chamar uma empresa especializada mas, infelizmente, esqueci de me informar sobre o acabamento... espero que venha com este detalhe para não ficar feio! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Towanda.

      Espero que façam um excelente trabalho pra você.

      abraço

      Excluir