quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Primeiro mês com o mini coelho

Olá,

Amanhã completa o primeiro mês que compramos um mini coelho.

De modo geral tem sido muito bom a companhia de um bichinho um tanto quanto diferente dos habituais cães e gatos.
Primeiro dia na casa nova.
O mais interessante é a forma como se movimentam, por vezes com pequenos pulinhos, fazendo um 180°, ou com grandes corridas, saindo disparado pelo apartamento.

Como a compra dele foi meio inesperada, ele chegou em casa sem muito preparo, sem casinha, etc. Providenciei um espaço no armário sob a churrasqueira, transformando em uma toquinha. Coloquei uma caixa de papelão no interior com paninho e ele adorou.
Toca improvisada
Assim que chegam em casa são muito desconfiados e levam um tempo até se acostumarem. É importante deixar o coelho a vontade, sem forçar a amizade. Eu usei uns petiscos da Alcon (Alcon Club) para atraír a atenção do filhote.

Já que citei o Alcon Club, estou usando ele para treinar (tentar) o coelho a fazer algumas coisas. A primeira idéia foi a de pedir que ele se levante com o comando "de pé". Comprei um clicker para ajudar no processo. O que acontece agora é que ele chega perto de mim e já se levanta para pedir o petisco.

Os primeiros 5 dias ele ficou exclusivamente na varanda do apartamento com acesso total a ela e não preso na gaiola. Isso foi muito importante pois ele aprendeu a fazer suas necessidades lá na varanda. Hoje é comum estar com ele dentro de casa, seja brincando ou dormindo, e de repente vê-lo correr para fora, fazer suas "bolinhas" e voltar para casa. O problema de ter deixado solto na varanda, porém, é que ele faz boa parte das necessidades, principalmente o xixi, no piso. O número 2 é a maioria na gaioila mesmo.

Outra ideia boa é pegar uma caixa de papelão pequena e fazer uma portinha pequena, eles amam brincar lá dentro e se sentem seguros. Em alguns dias ele comeu a metade da caixa, literalmente....

Um dos locais preferidos enquanto está na varanda é sobre esta caixa, que costumava usar para fazer compras. Deixei uma noite com ele e foi o suficiente para eu perder o direito sobre ela. Atualmente tem uns paninhos sobre ela para ele dormir.


Falando em "necessidades" em um mês foram poucas as vezes que deixou escapar uma bolinha dentro de casa, não causando tanto problema. A situação apenas ficou ruim de 2 dias para cá, que ele propositalmente faz xixi e cocô na cama de meu filho. Resultado: Ficou de castigo e não dorme mais dentro de casa até aprender que não pode fazer!

Os coelhos são lindos sim, assim como objetos de decoração, então escolha um deles... nós ficamos com o coelho hehe. Amou o livro que enfeitava o rack...

Além do livro ele é fascinado em fios elétricos, claro, os importantes, pois coloquei um pedaço na gaiola dele e ele não deu bola. Logo, se querem um coelho, tenham cuidado com fios de tv, computador, telefone, máquinas de lavar / secar entre outras coisas, incluindo ai o sifão!

Ele vai encontrar um cantinho para descansar perto de vocês e outro pra se esconder. No caso do Toffee, embaixo da cama e atras da máquina de lavar.



No mais, deixem o bichinho relaxar que ele alegrará sua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário