sexta-feira, 7 de março de 2014

faixa exclusiva x faixa preferencial para ônibus

Hoje ao ler o jornal me deparei com uma notícia sobre a Sete de Setembro, mais especificamente ao lado do Itaú, no centro de Itajaí.
http://www.diarinho.com.br/capa.cfm?data=07/03/2014
Na matéria informa sobre a faixa "preferencial" para ônibus que há atualmente no local contando inclusive com duas placas de sinalização desta faixa preferencial. Faixa preferencial não é faixa exclusiva, logo, os veículos particulares que estão na mesma não estão infringindo nenhuma regra ou norma. A partir do momento que trocarem a sinalização para "faixa exclusiva", ai sim é que os demais veículos estarão impedidos de circular no local.

Neste caso há ainda uma situação a ser analisada pelo departamento de trânsito. Normalmente os veículos que estão na Sete de Setembro que vão dobrar a direita na Gil Stein Ferreira, ocupam parte da faixa preferencial, já posterior a parada dos coletivos, para fazer a conversão já com o propósito de não atrapalhar o trânsito de quem segue pela Sete.

Outro problema de impedir que os demais automóveis ocupem parte da faixa preferencial é que os veículos que pretendem convergir à direita irão disputar espaço cruzando a frente dos ônibus que estão saindo da parada e seguindo pela Sete. Hoje como já estão na faixa da direita, não cruzam com os vermelhinhos.

Acredito que esta medida vai acabar causando pequenos acidentes com veículos ou até algo mais sério caso aconteça com algum motociclista. Penso que a preferencial no local seja do veículo que está na faixa do meio, mas os coletivos que estarão entrando na via certamente vão querer o espaço dos veículos que já estão na mesma aguardando para entrar na Gil.

Espero que eu esteja errado a nada de ruim aconteça.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário